terça-feira, 26 de novembro de 2013

Um pouco da minha experiência e algumas dicas.

Deus tem você chamado para trabalhar no Depto Infantil. o que fazer?
Calma, não se desespere! Deus jamais erra, aquela conhecida frase: Deus capacita os escolhidos e não escolhe os capacitados, não é jargão, tenho vivido esta realidade.Vou contar um puco da minha experiência, talvez você se identifique comigo. Meu sonho era ser psicóloga, tem tudo haver comigo. Mas pelas dificuldades financeiras eu só conclui o primeiro ano de psicologia depois tranquei a matrícula. Veja bem, como Deus tem os seus caminhos. Quando eu decidi voltar para faculdade, o único curso que eu poderia reaproveitar as matérias que eu já havia estudado, era o curso de Pedagogia. Então fiz o vestibular, passei e iniciei a pedagogia, sem intenção nenhuma de atuar na área, já que eu era bancária e o meu sonho maior era realmente psicologia. Eu imaginava que algum dia eu realmente voltaria para faculdade e concluiria a psicologia. Só que nada disto aconteceu. Quando terminei pedagogia, Deus me enviou para morar fora do país (uma coisa que jamais passou pela minha mente).  Eu fui com a intenção de aprender um idioma, Mas Deus mudou todos os meus planos. E quando cheguei fiquei na casa de um pastor, que estava orando pra que Deus mandasse pessoas para ajudá-lo, pois a igreja esta com grandes dificuldades, inclusive necessitando de obreiros. Enquanto estava orando e pedindo a Deus uma confirmação, Deus já tinha falado que eu trabalharia com jovens. A palavra de Deus é fiel e verdadeira, quando cheguei lá, depois de uma semana, o pastor me passou a responsabilidade de cuidar de jovens. Resumindo: Fiquei dez anos nessa missão. Nesse tempo, Deus trouxe o meu esposo, meus dois filhos e uma grande experiência com Deus que cuida de cada detalhe da nossa vida, que se revela como grande amigo, nas horas de solidão. Enfim, passaria aqui muito tempo escrevendo tudo o que Deus fez por mim, mas o ponto onde quero chegar é: Quando retornei ao Brasil, estava me sentido cansada, não queria mais assumir responsabilidades na igreja. Deus permitiu que eu passasse por um momento difícil e então comecei a me mexer novamente, me consagrar mais, orar mais. O Senhor então, me deu a vitória que eu estava buscando e colocou um trabalho nas minhas mãos. Engraçado! era tudo o que eu não queria, Ministério Infantil. Mas não relutei. porque aprendi que servo não escolhe trabalho, servo está aqui para servir. Mas a minha grande questão era: Cadê a experiência? Eu olhava no blog de algumas irmãs e via quinze anos de trabalho com crianças, vinte anos...! Foi então que eu fui orar e pedir que o Senhor me desse uma direção, pois me sentia perdida. Eu sempre olhei para departamento infantil, como se fosse um berçário que proporcionasse conforto e sossego aos pais na hora do culto. Depois que eu tive meus filhos, minha visão já tinha mudado um pouco. Depois que eu tive um sonho, na qual uma voz muito forte e com muita autoridade me falava: Crie seus filhos na minha palavra! era uma determinação clara, que eu acordei com um temor, de uma ordem  que precisava ser cumprida. Então comecei a me preocupar se meus filhos também estavam cultuando a Deus ou só brincando. Eu os ensinava em casa, mas eles não poderiam crescer achando que a igreja era um lugar de encontrar os amigos para brincar. Mas até então eu só me preocupava com essa questão. Quando o Senhor colocou esse trabalho nas minhas mãos, eu entendi que aquela grande determinação, não se aplicava só para os meus filhos. Comecei a me envolver com departamento infantil e busquei no Senhor algumas orientações, que aqui eu quero deixar para você:

Em primeiro lugar, orar buscando uma direção de Deus para o seu ministério, confiando sempre 
na sua orientação, pois tudo é dEle de tudo é para Ele.
Em segundo lugar, devemos fazer a nossa parte, eu acredito que todas as professoras  e auxiliares deveriam fazer um curso, isso torna bem mais claro a sua visão e te ensina a usar as ferramentas certas. Existem cursos ótimos, eu particularmente fiz APEC, achei excelente!
Eu sei que há muitas dificuldades, a questão financeira, os horários, a localização dos cursos, mas 
Deus preparará tudo. Confie!! Procure ler a palavra de Deus e conhecê-la profundamente, de repente você é uma nova convertida, mesmo assim Deus te chamou? Deus te capacitará a entender a bíblia pois o Espírito Santo é o nosso professor.
Procure ler a bíblia, as histórias, na linguagem de hoje, existem sites que você poderá estar acessando, na versão desejada. A linguagem de hoje, facilita bastante, quando você tem que passar isso para criança. Jamais se proponha a ensinar crianças, se você não tem segurança e pleno conhecimento daquilo que está falando. Não diga que Zacarias subiu na árvore para ver Jesus passar. Por favor!
Muitas igrejas adotam já revistas que tem tudo pronto e tem algumas que não adotam nenhuma revista.   No meu conceito, mesmo que você já tenha a revista pronta, isso se torna perigoso, porque a segurança fica na revista, quando na verdade é só um material de apoio. A bíblia em primeiríssimo lugar, nunca deixe de segurar sua bíblia para que as crianças saibam de onde provém o seu ensino.
Uma das coisas mais irritantes para as crianças, é a professora que chega, abre sua revistinha e começa ler. E uma tortura sem fim para as crianças (até para mim). Com certeza eles começarão a conversar, você vai mais chamar atenção do que outra coisa. Eles podem até ficar quietos, mais a mente deles vai começar viajar lá para o desenho que eles assistiram ou para o jogo do video-game. A criança é muito mais esperta do que você e eu podemos imaginar. Ela sabe quando você preparou a aula e tem domínio do assunto, ela irá te respeitar, mas quando ela percebe que a história é uma surpresa pra você também, se prepare!

Um comentário:

  1. Se você é professor no departamento Infantil, este é o nosso cantinho onde podemos trocar experiências e falar da importância desse grande ministério que Deus nos confiou.

    ResponderExcluir