História Bíblica : O primeiro
dia da Criação de Gênesis 1:1-5
Objetivos de Aprendizagem:
Após esta lição , as crianças irão demonstrar:
-
A compreensão da diferença de fazer e criar ... com a explicação do professor
em suas próprias palavras .
- A compreensão do poder de Deus ... uma lista de
coisas que Deus pode fazer.
- Uma compreensão do que Deus criou no primeiro
dia da criação ...
Alvo Idade: Jardim de
Infância - 5 a 11 anos
Os itens necessários:
Bíblia : Gênesis 1:1-5 . Há
um relato detalhado desses versículos abaixo para ajudar a enfatizar a
importância destes versos.
"Canções de Criação " - CD
massinha
Lanternas
qualquer objeto
2 pedaços de papel
2 lápis
Plano de Ensino: O Primeiro
Dia da Criação
Introdução
Dê a cada criança uma pequena quantidade de massinha.
Peça-lhes para fazer qualquer coisa que eles quiserem ( apropriado para a
igreja ) .
Depois de alguns minutos de jogo, desligar as
luzes (se há um monte de janelas em sua sala , tente encobri-las da melhor
forma possível , antes do início da aula ) . A sala deve ser o mais escuro
possível .
Pergunte às crianças :
O que você faria se não
houvesse luz em nenhum lugar na terra?
De onde vem a luz? (o
sol , a lua)
Quem criou a luz? (Deus)
Lição Bíblica
Peça às crianças que abram
suas Bíblias em Gênesis 1:1-5 . Para ajudá-los a encontrar, use as
seguintes perguntas.
Qual o primeiro livro da Bíblia? gênesis
Qual parte da Bíblia está Gênesis? Antigo
Testamento
Leia Gênesis 1:1-5 em voz
alta para as crianças.
"No princípio , Deus criou os céus e a
terra. A terra não tinha forma. E ela estava vazia . Havia trevas sobre a
superfície do oceano . Naquela época , o mar cobriu a terra . O Espírito de
Deus pairava sobre as águas.
Deus disse: " Haja luz . " E houve
luz. Deus viu que a luz era boa . Ele separou a luz das trevas . Deus chamou o
"dia". Luz Ele chamou das trevas "noite". Houve tarde e
houve manhã . Foi um dia. "
Memoriazação do Verículo
"No princípio , Deus criou os céus e a terra. " Gênesis 1:1 (NVI)
"No princípio , Deus criou os céus e a terra. " Gênesis 1:1 (NVI)
Peça às crianças que façam as
seguintes moções da língua de sinais repetindo as palavras após você , para ajudá -los a aprender o versículo da Bíblia:
"No princípio "
torce - o dedo indicador entre os dedos da outra mão para indicar o giro de uma
chave em um interruptor de ignição
" Deus", segurar a
mão com os dedos para o céu ... a mão é levantada para os céus e , em seguida,
para baixo , em sinal de respeito
"Criou" - as mãos
(em punhos em cima da outra ) torção , como se eles estavam colocando algo
juntos
"Os céus " , as
mãos se movem para cima, em um grande círculo , para os céus
" E a terra " - o
polegar e o dedo médio comprimir o lado do punho, que representa a rotação da
terra sobre o seu eixo
" Gênesis 1 "
segurar um dedo para cima
"1" segurar um
outro dedo para cima
Faça isso algumas vezes com
as crianças. Vai ser divertido para eles fazerem os movimentos e dizer as
palavras. Envolvendo-os na aprendizagem ativa é essencial para a memorização.
NVI ( Nova Versão Internacional)
Discutir a leitura da Bíblia
No início -
No começo de quê? (permitir
que as respostas ) O princípio do mundo .
Deus estava no começo do
mundo .
No dicionário
Criar: criar meios ", para trazer alguém ou alguma coisa para a existência " é diferente de Fazer: fazer meios ", para montar algo a partir de peças " . Muitas pessoas dizem que Deus fez o mundo . Ele não o fez ! Ele criou o mundo ! Isso significa que Deus criou algo com nada! Ele não tinha peças em suas mãos e decidiu fazero mundo. Não! Ele não tinha nada, mas Ele criou ! Basta pensar o quão incrível que isso realmente é!
Criar: criar meios ", para trazer alguém ou alguma coisa para a existência " é diferente de Fazer: fazer meios ", para montar algo a partir de peças " . Muitas pessoas dizem que Deus fez o mundo . Ele não o fez ! Ele criou o mundo ! Isso significa que Deus criou algo com nada! Ele não tinha peças em suas mãos e decidiu fazero mundo. Não! Ele não tinha nada, mas Ele criou ! Basta pensar o quão incrível que isso realmente é!
os céus e a terra -
O que havia antes , criou
Deus os céus e a terra ? ( permitir respostas ) Nada . Absolutamente nada . Como
Deus criou os céus e a terra? ( permitir respostas , se houver) Eu realmente não
tenho a resposta , a não ser Deus é Deus e Seu poder está além de nossa
compreensão .
A terra não tinha qualquer forma -
O quê? A terra não tinha
forma? Então o que era? ( permitir respostas ... incentivar a pensar ... não há
uma resposta certa ... mas tentar levá-los a pensar mais profundamente )
e que estava vazia -
Assim, a terra não tinha
forma e que estava vazia , não é? Isso é muito difícil de pensar, não é? Uma
terra que está vazia . Eu acho que tinha que começar em algum lugar.
Havia trevas sobre a superfície do oceano .
Naquela época , o mar cobriu a terra .
Assim, a terra não tinha
forma , era vazio , estava escuro e o oceano cobriu a terra . UAU! Que visão !
Bem, não é realmente uma visão, porque você não pode ver nada, já que só havia
escuridão. Então , neste momento , só existia água na Terra? Estranho !
O Espírito de Deus pairava sobre as águas.
UAU! O Espírito de Deus
pairava sobre as águas ! O que significa a pairar ? ( permitir respostas ) É deslizar sobre ou voar sobre algo . O que seria se Deus pairasse sobre nós? (
permitir respostas ) Você iria
fazer algumas das coisas que você faz , se visse Deus pairando sobre você ?
( permitir respostas ). Ele pode ver tudo o que fazemos , mesmo quando não podemos
vê-Lo fisicamente.
Deus disse: " Haja luz . " E houve
luz.
Deus só tem que falar e as coisas vem a existência . Se eu
disser: " Haja luz "
nada aconteceria. Porque Deus tem poder !
Deus viu que a luz era boa .
Deus gostou do que viu . Deus
tem uma opinião das coisas, se é bom ou ruim. Às vezes pensamos em Deus como
algo completamente diferente de nós. Bem, Ele nos fez à Sua imagem (vamos
aprender sobre isso em poucas semanas ) e por isso nós temos algumas das mesmas
características de Deus. Coloque tudo o que você faz no lugar de " Deus viu que era bom" nessa frase . Por exemplo, " Deus viu que a forma como eu tratei
minha irmã ontem Deus viu que foi bom. " Seria verdade? Pense sobre o que Deus pensa sobre
as coisas , antes de fazê-las. Será que ele acha que suas ações são boas?
Ele separou a luz das trevas .
Separando a luz da escuridão
! Como? Quem sabe ! Isso só mostra o incrível poder de Deus !
Deus chamou o "dia". Luz Ele chamou
das trevas "noite".
Deus deu as coisas nomes.
Mais tarde, Ele deixou o homem nomear tudo. mas , antes dEle fazer o homem
, Ele nomeou tudo.
Houve tarde e houve manhã . Foi um dia .
Levou apenas um dia para Deus
criar os céus , a terra e luz? Isso não é simplesmente fantástico ? Tudo isso
aconteceu em apenas um dia . Este foi o primeiro dia!Deus fez a luz no
primeiro dia.
Atividades da lição da Bíblia
Use as seguintes atividades
para reforçar as metas de aprendizagem . Se o tempo é curto separe a próxima
aula para a parte de avaliação do plano de aula .
Atividade I: Encontre com a Lanterna
" O que Deus criou no
primeiro dia da criação? ( permitir respostas ) Certo!, Deus criou a luz . Sem
luz, não seríamos capazes de ver nada , porque seria completamente escuro .
Vamos fazer um jogo agora que
envolve encontrar algo no escuro , usando luz. Vou desligar as luzes e esconder
isso ( nome do objeto ) em algum lugar da sala. Você tem que encontrá-lo usando
lanternas. Ok , vamos começar! "
Coloque as crianças em grupos e dê a cada grupo
uma lanterna
Peça às crianças que fechem os olhos ou sair da
sala para que você possa ocultar o objeto
Depois de ter escondido o objeto , deixe as
crianças tentar encontrar o objeto escondido . Lembre-se ... eles têm que usar
a luz para encontrar o objeto!
Dividir as crianças em dois grupos. Ter um grupo
de explicar o significado de " criar " e ter o outro grupo explicar o
significado de " fazer " .
Atividade III
Mantenha as crianças em seus grupos. Dê a cada
grupo um pedaço de papel e um lápis. Peça que cada grupo faça
uma lista de coisas que Deus pode fazer e nós não podemos.
Compartilhe a lista
com todo o grupo.
Atividade IV
Peça às crianças que se levantem no meio da sala. e Leia a lista que você professor escreva em palpel ou lousa, conforme elas vão lendo, você pede que elas se posicionem. O que Deus criou no primeiro dia (à direita) e o que Deus não criou no primeiro dia (à esquerda)
Plantas (à esquerda)
Luz (à direita)
Alimentos ( à esquerda)
Quadros (à esquerda)
Céus ( à direita)
Pessoas ( à esquerda)
Livros ( à esquerda)
Frutas ( à esquerda)
Terra (à direita)
Animais ( à esquerda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário